Município de Viseu renova parceria com o Instituto de Apoio à Criança
Protocolo de colaboração foi assinado ontem, na Escola Básica de Fragosela
Ontem, dia 12 de fevereiro, decorreu na Escola Básica de Fragosela a assinatura do Protocolo de Colaboração ente o Município de Viseu e o Instituto de Apoio à Criança (IAC) para a operacionalização do Projeto Escola Ativa, um projeto comunitário de promoção para a atividade física na comunidade escolar.
Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, do Vereador da Educação e Desporto, Pedro Ribeiro, do Presidente da Junta de Freguesia de Fragosela, António Lopes, do Presidente da Direção do IAC, Manuel Coutinho, do Diretor do Agrupamento de Escolas do Viso, Rui Cardoso, da Coordenadora da Escola Básica de Fragosela, Belém Ferreira, e da Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do 1º ciclo EBE, Cláudia e Pina, é assim renovada parceria entre estas duas entidades para a defesa do direito de Brincar, consagrado no art.º 31.º da Convenção sobre os Direitos das Crianças, enquanto fator determinante para o desenvolvimento pessoal e social da Criança.
'É através da brincadeira, do brincar espontâneo, que a crianças aprendem sobre si e sobre o outro. Uma criança que tem os joelhos esfolados é uma criança feliz', defendeu o Presidente da Direção do IAC, Manuel Coutinho. 'Estamos muito felizes com esta parceria que se renova pelo segundo ano e estamos certos que continuaremos a fazer o melhor para as nossas crianças'.
O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, relembrou que 'Viseu foi considerada há pouco tempo uma cidade feliz, a mais feliz de Portugal, e isso também se deve à forma como tratamos as nossas crianças'.
O Projeto Escola Ativa, atualmente na sua 7ª edição, visa o desenvolvimento de projetos e ações que permitam elevar os níveis de atividade física diária das nossas crianças e jovens e aumentar os níveis de literacia para a Atividade Física promovendo, em toda a comunidade escolar, uma tomada de decisão mais consciente e informada nas 24 horas do dia. Desta forma, pretende resgatar e estimular a 'cultura do brincar' enquanto atividade livre e não orientada, promover as atividades desenvolvidas em contacto com a natureza, bem como estimular as atividades em família, promover oportunidades de acesso a atividades que permitam aumentar os níveis de atividade física nas crianças, na escola e na sua comunidade e, ainda, criar momentos de estímulo e coesão da comunidade escolar, potenciando o envolvimento das Associações de Pais, Juntas de Freguesia, Encarregados de Educação e outras entidades locais na vida da Escola.
Esta parceria com o IAC, que se celebrou pela primeira vez no ano letivo de 2022/2023, enquadra-se nos eixos estratégicos de Melhoria dos Espaços Escolares, (In)formação e Avaliação e Monitorização do Projeto Escola Ativa e tem como objetivos o apoio técnico: - aos projetos de melhoria dos recreios escolares exteriores formalizados pelos diferentes Promotores;
- à formação e/ou dinamização de ações de sensibilização com a comunidade escolar, famílias e comunidade em geral;
- à avaliação das oportunidades e barreiras ao brincar nos Jardins de Infância e escolas do 1º CEB do concelho de Viseu.
Para este ano letivo 2024/2025, a colaboração entre as duas entidades consubstanciar-se-á na dinamização de ações de formação e/ou sensibilização com a comunidade escolar, famílias e comunidade em geral; ações de monitorização das oportunidades/barreiras de brincar através de auscultação a grupos focais e/ou através da aplicação e respetiva avaliação de inquéritos aplicados na comunidade escolar; emissão de Pareceres Técnicos sobre todas as propostas de projetos de intervenção no âmbito do Eixo de Melhoria dos Espaços Escolares; e vistorias aos recreios escolares e realização de documentos de avaliação/vistoria.
Ainda resultado desta colaboração, tida ao longo dos últimos dois anos, criou-se um Documento Estratégico para os Projetos de Melhoria dos Recreios Escolares, que pretende ser um guia estratégico para a conceção, planificação e melhoria destes importantes espaços escolares.