Investimento de cerca de 3,5 milhões de euros vai permitir a renovação da Escola Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses
Investimento de cerca de 3,5 milhões de euros vai permitir a renovação da Escola Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses
Auto de consignação foi hoje assinado. Intervenção tem um prazo de 546 dias, conta com o cofinanciamento do PRR e irá abranger todos os blocos do estabelecimento de ensino
'Este momento é de regozijo e procuramos sempre estar atentos às necessidades das escolas. É um esforço do Município que, apenas em duas entidades escolares, investe cerca de 8 milhões de euros', destacou hoje o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, no ato de consignação da obra de requalificação da Escola Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses.
Com um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, a empreitada, cofinanciada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pela União Europeia – Next Generation EU, irá agora para o terreno, com um prazo de execução de 546 dias.
O projeto irá abranger a totalidade do espaço escolar, com intervenção nos quatro blocos que o compõem: blocos B e D (salas de aula), A (áreas administrativas, biblioteca, áreas de direção e docentes) e C (refeitório, sala polivalente, bar e papelaria), bem como a reformulação do campo de jogos, com a colocação de novo pavimento e caleira perimetral de recolha de águas pluviais.
Globalmente, a empreitada contemplará a melhoria a nível de conforto, acessibilidades, funcionalidade, orientação e identificação: a interligação exterior entre os quatro blocos será reformulada com a criação de um teto falso com iluminação. As coberturas de acesso ao Bloco A e C serão aumentadas por forma a acompanhar as novas rampas.
A mobilidade condicionada será tida em conta nesta intervenção, com a criação de rampas ou elevação de pisos às cotas de soleira. As instalações sanitárias de todos os blocos serão alvo de reformulação, com a incorporação de uma instalação sanitária para mobilidade condicionada e um espaço para arrumos de materiais de limpeza.
A empreitada contemplará, ainda, a remodelação das infraestruturas elétricas, pretendendo-se obter uma redução superior a 30% da energia primária: prevê-se a substituição dos vãos exteriores, o isolamento térmico das paredes exteriores com 80mm de espessura, a substituição do revestimento das coberturas por painel de cobertura com lã de rocha e, ainda, a substituição das armaduras existentes por iluminação LED. Na área das energias renováveis, o projeto prevê também a instalação de um sistema de produção fotovoltaica para autoconsumo.
O Diretor do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, Marco Rodrigues agradeceu o apoio do Município de Viseu 'na requalificação profunda de uma escola com mais de 40 anos'.