Ser saudável no São Martinho
11-11-2020

A Dieta Mediterrânica nos meses mais frios expressa-se em alimentos como a castanha, a romã, o dióspiro, os cogumelos, o marmelo, ou as tangerinas. Os frutos de outono apresentam caraterísticas importantes, como a presença de diversas substâncias antioxidantes.

E é no dia 11 de novembro que se celebra o Dia de São Martinho, com a tradição do Magusto.

A castanha é um fruto que se destaca pela sua quantidade de hidratos de carbono, neste caso amido. Possui ainda diferentes fitoquímicos (luteína, zeaxantina) e outros compostos fenólicos que são importantes antioxidantes e protetores das células. Do ponto de vista nutricional, as castanhas apresentam uma grande fonte de nutrientes, nomeadamente vitaminas, minerais e compostos químicos protetores de células. Das vitaminas presentes na castanha é de realçar a grande quantidade de vitamina C, que habitualmente se encontra nos frutos cítricos. Quanto aos minerais, destacam-se o cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, cobre, manganésio e selénio.

Com todos estes atributos, é importante a integração da castanha enquanto a sazonalidade a respeita, para assim se retirar o máximo partido das suas vantagens nutricionais.

Seja em casa ou na escola, a castanha pode substituir o arroz, a massa ou a batata, o importante é respeitar a época de cada alimento. Sempre com moderação!

 

Fontes:

Revista 'Sabe Bem'. Dieta Mediterrânica: Uma herança com futuro.

Nutrimento, Blog Oficial da Alimentação Saudável. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação saudável.