O Dia Mundial da Hipertensão Arterial (HTA), comemora-se anualmente a 17 de maio, por iniciativa da Liga Internacional de HTA, com o objetivo de alertar, elucidar e consciencializar a população e os profissionais de saúde para um problema de saúde pública com relevância mundial.
A HTA não escolhe idades. Na criança e adolescente é uma doença silenciosa na maioria dos casos. Diagnosticar, tratar e prevenir é possível e é essencial para crescer sem HTA.
Para assinalar o dia, a Unidade de Nefrologia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra, em colaboração com o Grupo de Trabalho da HTA da Sociedade Portuguesa de Pediatria, desenvolveu material didático para distribuição a nível escolar (pode conhecer AQUI) visando aumentar a sensibilização e grau de literacia para o tema, como também para chamar à atenção para o papel relevante da alimentação no controlo do perfil tensional.
Segundo a Direção-Geral de Saúde, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada. O risco de desenvolvimento de hipertensão arterial pode ser reduzido de várias formas: hipertensão ou pressão arterial elevada é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis.
- Reduzir a ingestão de sal;
- Optar por uma dieta equilibrada;
- Evitar o uso nocivo do álcool;
- Praticar atividade física de forma regular;
- Manter um peso corporal saudável;
- Evitar o uso de tabaco.
Para saber mais, consulte:
Liga Mundial de Hipertensão – www.whleague.org – em inglês
Sociedade Portuguesa de Hipertensão – www.sphta.org.pt
Fotografia: @Shutterstock