O Dia Europeu do Mar celebra-se a 20 de maio e foi criado pelo Parlamento Europeu, para realçar a importância dos mares e dos oceanos. À medida que a população mundial cresce e se desenvolve, a dependência da proteína que é obtida do Mar tem aumentado consideravelmente.
A pressão colocada sobre os mares e oceanos provem de várias fontes e as suas problemáticas têm de ser abordadas, quer em termos de políticas, de investigação e de economia. É indispensável que se apliquem medidas mais ativas para assegurar o uso sustentável dos recursos marinhos. São, cada vez mais, necessárias políticas de gestão sustentável das pescas nacionais e internacionais.
As autarquias desempenham um papel importante, uma vez que asseguram o serviço de gestão de resíduos urbanos no território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também a sensibilização e consciencialização da população em geral e da comunidade escolar.
É neste contexto que a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) lança o desafio 'O mar começa aqui' a todas as autarquias do país, com objetivo de alertar para a necessidade de conservação dos ecossistemas, educar para a cidadania ativa. Além disso, através deste projeto pretende-se estimular a criatividade dos alunos e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
As Eco-Escolas de Viseu aderiram a este desafio e encontram-se, neste momento, a proceder à pintura das sarjetas que se encontram nas imediações dos edifícios escolares, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.
Vamos todos fazer a diferença e ajudar a proteger os mares e oceanos!
Fontes:
https://quercus.pt/comunicados/2018/maio/5601-20-de-maio-dia-europeu-do-mar
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-europeu-do-mar
https://omarcomecaaqui.abae.pt/o-projeto/
