Viseu E-Arte(s) e Multilingue
Viseu E-Arte(s) e Multilingue

Projeto Municipal

O Projeto Viseu Artes(s) e Multilingue visa o desenvolvimento e a promoção das competências artísticas e linguísticas nas diversas formas de arte em alunos do ensino pré-escolar e 1.º, 2.º e 3.º ciclos e docentes, dos 5 Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Numa parceria com instituições culturais, artísticas, contribui, assim, para a melhoria do sucesso escolar e educativo.

SUBPROJETOS:

  • Transform’arte
  • Orquestra ORFF
  • Crescer com a Música
  • Reciclar Tons e Sons
  • Danç’aqui
  • Programa de educação estética e artística – PEEA
  • Língua Gestual Portuguesa - LGP Kids
  • Sprichst Du Deutsch? - Falas alemão?
  • Ensino da Língua Russa
  • Pequeno Cinema

 

OBJETIVOS:

  • Implementar estratégias educativas, cujas ações assegurem a articulação curricular.
  • Sensibilizar os docentes e as famílias para o papel das artes e línguas estrangeiras na formação das crianças.
  • Estimular o conhecimento do património cultural, artístico e musical como processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a literacia cultural.
  • Desenvolver competências criativas e de experimentação nos alunos, estimulando as aptidões técnicas e artísticas.
  • Diversificar a oferta educativa, através da aprendizagem precoce de uma segunda língua estrangeira – Alemão e Russo.
  • Dinamizar um plano de intervenção no domínio das artes – Educação e Expressão Plástica, Educação e Expressão Musical, Movimento e Drama,Teatro e Dança.
  • Promover ações conjuntas entre os agrupamentos de escolas e as instituições culturais.

 

PÚBLICO-ALVO:

  • Alunos e professores do Pré-Escolar ao Ensino secundário e profissional

 

ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS:

  • 10 oficinas de formação de Cinema (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
  • 66 oficinas de formação de Cinema (Ano letivo 2019/2020)
  • 17 residências artísticas de música, curadoria, artes plásticas e dança inclusiva – Coro da Mudança (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
  • 6 oficinas artísticas em dança inclusiva (Ano letivo 2019/2020)
  • 13 residências artísticas de música, curadoria, artes plásticas e dança inclusiva – Coro da Mudança (Ano letivo 2019/2020)
  • 1256 Sessões realizadas com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
  • 550 Sessões realizadas com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança  (Ano letivo 2019/2020)
  • 80 Sessões de elaboração de cartazes, exibições e exposição jogos didáticos (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
  • 40 Sessões de elaboração de cartazes, exibições e exposição jogos didáticos (Ano letivo 2019/2020)
  • 40 Apresentações periódicas do trabalho desenvolvido nas diferentes áreas (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
  • 20 Apresentações periódicas do trabalho desenvolvido nas diferentes áreas (Ano letivo 2019/2020)

 

RESULTADOS OBTIDOS:

  • Representação muito significativa do Programa ViseuEduca, através do Programa Transform’arte no Encontro (re)Pensar R-A, iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, dinamizadas pela Equipa da Educação Artística (Ano letivo 2018/2019)
  • 3 filmes de animação de cinema (Ano letivo 2018/2019)
  • 3 filmes de animação de cinema (Ano letivo 2019/2020)
  • 17 Residências Artísticas (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
  • 13 Residências Artísticas (Ano letivo 2019/2020)
  • 22 apresentações públicas atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019))
  • 22 apresentações públicas atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (Ano letivo 2019/2020)
  • 3500 alunos tiveram acesso ao ensino da música e dança (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019))
  • Aumentar o número de alunos com formação artística (Ano letivo 2019/2020)
  • Aumentar o número de alunos com formação em diferentes línguas estrangeiras (Ano letivo 2019/2020)
  • Aumentar o envolvimento dos alunos na vida escolar e uma melhoria das capacidades de comunicação/linguagem (Ano letivo 2019/2020)
  • Maior sensibilização da comunidade escolar para a importância das aprendizagens e do respetivo sucesso escolar (Ano letivo 2019/2020)