
Viseu E-Arte(s) e Multilingue
Projeto Municipal
O Projeto Viseu Artes(s) e Multilingue visa o desenvolvimento e a promoção das competências artísticas e linguísticas nas diversas formas de arte em alunos do ensino pré-escolar e 1.º, 2.º e 3.º ciclos e docentes, dos 5 Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Numa parceria com instituições culturais, artísticas, contribui, assim, para a melhoria do sucesso escolar e educativo.
SUBPROJETOS:
- Transform’arte
- Orquestra ORFF
- Crescer com a Música
- Reciclar Tons e Sons
- Danç’aqui
- Programa de educação estética e artística – PEEA
- Língua Gestual Portuguesa - LGP Kids
- Sprichst Du Deutsch? - Falas alemão?
- Ensino da Língua Russa
- Pequeno Cinema
OBJETIVOS:
- Implementar estratégias educativas, cujas ações assegurem a articulação curricular.
- Sensibilizar os docentes e as famílias para o papel das artes e línguas estrangeiras na formação das crianças.
- Estimular o conhecimento do património cultural, artístico e musical como processo de afirmação da cidadania e um meio de desenvolver a literacia cultural.
- Desenvolver competências criativas e de experimentação nos alunos, estimulando as aptidões técnicas e artísticas.
- Diversificar a oferta educativa, através da aprendizagem precoce de uma segunda língua estrangeira – Alemão e Russo.
- Dinamizar um plano de intervenção no domínio das artes – Educação e Expressão Plástica, Educação e Expressão Musical, Movimento e Drama,Teatro e Dança.
- Promover ações conjuntas entre os agrupamentos de escolas e as instituições culturais.
PÚBLICO-ALVO:
- Alunos e professores do Pré-Escolar ao Ensino secundário e profissional
ATIVIDADES OU INICIATIVAS A DESENVOLVER/DESENVOLVIDAS:
- 10 oficinas de formação de Cinema (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 66 oficinas de formação de Cinema (Ano letivo 2019/2020)
- 17 residências artísticas de música, curadoria, artes plásticas e dança inclusiva – Coro da Mudança (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 6 oficinas artísticas em dança inclusiva (Ano letivo 2019/2020)
- 13 residências artísticas de música, curadoria, artes plásticas e dança inclusiva – Coro da Mudança (Ano letivo 2019/2020)
- 1256 Sessões realizadas com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 550 Sessões realizadas com o apoio técnico em atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (Ano letivo 2019/2020)
- 80 Sessões de elaboração de cartazes, exibições e exposição jogos didáticos (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 40 Sessões de elaboração de cartazes, exibições e exposição jogos didáticos (Ano letivo 2019/2020)
- 40 Apresentações periódicas do trabalho desenvolvido nas diferentes áreas (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 20 Apresentações periódicas do trabalho desenvolvido nas diferentes áreas (Ano letivo 2019/2020)
RESULTADOS OBTIDOS:
- Representação muito significativa do Programa ViseuEduca, através do Programa Transform’arte no Encontro (re)Pensar R-A, iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, dinamizadas pela Equipa da Educação Artística (Ano letivo 2018/2019)
- 3 filmes de animação de cinema (Ano letivo 2018/2019)
- 3 filmes de animação de cinema (Ano letivo 2019/2020)
- 17 Residências Artísticas (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019)
- 13 Residências Artísticas (Ano letivo 2019/2020)
- 22 apresentações públicas atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019))
- 22 apresentações públicas atividades pedagógicas especificas de aprendizagem das línguas – o alemão, Mandarim, Russo, Língua Gestual Portuguesa, Música e Dança (Ano letivo 2019/2020)
- 3500 alunos tiveram acesso ao ensino da música e dança (Anos letivos 2017/2018 e 2018/2019))
- Aumentar o número de alunos com formação artística (Ano letivo 2019/2020)
- Aumentar o número de alunos com formação em diferentes línguas estrangeiras (Ano letivo 2019/2020)
- Aumentar o envolvimento dos alunos na vida escolar e uma melhoria das capacidades de comunicação/linguagem (Ano letivo 2019/2020)
- Maior sensibilização da comunidade escolar para a importância das aprendizagens e do respetivo sucesso escolar (Ano letivo 2019/2020)